Replicant o irmão do Android | Blog do Zipi


O Android, projeto que todos conhecem bem por ser a base de muitos smartphones que hoje em dia são vendidos e que todos podem usar tem um irmão menos conhecido e que é tão ou mais capaz.
Falamos do Replicant, uma derivação (fork) do código original e que é mantido por alguns programadores que o desenvolvem e mantêm. Agora a Free Software Foundation começou uma recolha de fundos para ajudar a manter e a desenvolver o Replicant.



O Replicant é uma versão completamente gratuita e open-source do Android, onde todas as componentes registadas e pertencentes a empresas terceiras, e que cobram pela sua utilização, são substituídas por outras completamente gratuitas.
Esta versão do Android é o primeiro sistema operativo móvel a correr sem que tenha de ser suportado por código proprietário ou patenteado por terceiros.
A Free Software Foundation começou agora uma recolha de fundos e de doações para que a pequena equipa que desenvolve o Replicant possa continuar o seu trabalho de forma mais folgada e para que possam comprar equipamentos para testar o Replicant.
Esta equipa de programadores voluntários tem-se dedicado a manter e a melhorar o Replicant para que este possa correr sem ter de usar qualquer código de terceiros.
Tipicamente este código é o que faz a ponte entre o sistema operativo e é o sistema operativo e que permite usar o hardware de forma integrada com Android.
Por ser código de terceiros a que ninguém tem acesso, pode estar comprometidos os dados e a segurança dos utilizadores. É aqui que os programadores do Replicant pretendem agir com o seu sistema operativo.
É ainda pretendido que o Replicant seja uma alternativa ao próprio Android, permitindo que os utilizadores tenham a acesso a versões do SO sem todo o software adicional e desnecessário que tantas vezes equipam os terminais móveis.
O Replicant tem a sua própria loja de aplicações, o F-Droid, onde todos podem encontrar aplicações similares às que encontram na Google, mas gratuitas. A própria Free Software Foundation recomenda que os utilizadores do Android troquem a loja de aplicações da Google por esta.
For a long time, it wasn’t possible to operate a mobile phone using free software, even though that is one of the areas of computing where the most important issues are at stake.
Replicant is a free Android derivative, while other Android versions usually require nonfree components to actually run on phones.
We expect that having our project supported by the Free Software Foundation’s fundraising program will greatly help the project, particularly by enabling us to build support for more phones.
A mais recente versão do Replicant foi colocada a correr em vários modelos da família Galaxy, alguns tablets da família Galaxy Tab e também em alguns Nexus.
Esta campanha, que partiu da Free Software Foundation, pretende dar alguma liberdade aos programadores que mantêm o Replicat, permitindo que estes adquiram novos equipamentos onde vão desenvolver o Replicant e também pagar despesas de deslocação para eventos.
Está assim garantido um novo fôlego para este irmão gratuito do Android. Estas verbas vão garantir a continuidade deste projecto e os seus desenvolvimentos futuros.

E você já conhecia o Replicant?

Fonte: Replicant

José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi