Você sabe como nasceu o celular? | Blog do Zipi


O celular é uma história de sucesso. Poucas invenções podem orgulhar-se de uma adesão tão rápida por parte dos consumidores, que hoje o consideram um elemento fundamental da vida moderna.A par da Internet, é uma das mais importantes revoluções tecnologicas



UMA HISTÓRIA DE CINEMA

Surpreendentemente, quem idealizou a tecnologia da qual mais tarde viria a nascer a telefonia celular foi a conhecida actriz norte-americana Hedy Lamarr, famosa pelo papel que interpretou no filme "Sansão e Dalila". De origem austríaca, casou muito jovem a contragosto com um importante fabricante de armas nazi. Dotada de enorme curiosidade científica, cultivou-se nessa área e, já nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, teve uma ideia para evitar a intercepção electrónica dos torpedos aliados: se a frequência dos canais de comunicação fosse continuamente alterada, seria impossível bloquear a transmissão que orientava estas armas. Patenteado em 1942, o sistema constituiu o fundamento da tecnologia das comunicações móveis.
COMO FUNCIONA?

Já existiam radiotelefones desde os anos 20, mas, dado o reduzido número de frequências disponíveis, os investigadores da Bell Laboratories teorizaram em 1947 um método através do qual pequenas torres - ou células - captariam sucessivamente o sinal móvel, deixando a anterior livre para uma nova retransmissão. Contudo, a tecnologia da época não viabilizou este conceito inovador.
MÓVEL OU "TRANSPORTÁVEL"?

A primeira chamada móvel foi efetuada a 3 de Abril de 1973 pelo Dr. Martin Cooper, investigador da Motorola. Em passeio pelas ruas de Nova Iorque, Cooper utilizou um protótipo de celular que, dez anos depois, viria a dar origem ao primeiro modelo destinado ao grande público: o DynaTAC 8000X, com o preço de 4000 dólares e um peso de quase 1 kg. A primeira rede comercial de testes foi inaugurada em 1978 em Chicago, e desde então o celular não mais parou de evoluir em popularidade e tecnologia. Em 1992, foi enviada a primeira SMS, seguindo-se a comercialização de celulares com câmara fotográfica em 1997, o acesso à Internet móvel em 1999 e a expansão da rede 3G em 2001. E já se avizinha a rede 4G para muito em breve.
Em passeio pelas ruas de Nova Iorque, Dr. Martin Cooper utilizou este protótipo de celular em 1973

Esta era a caixa com todos os acessorios. Tudo era gigante

Veja só o tamanho comparando com um iPhone

Olhem só essas as caracteristicas do aparelho. Era o TOP na altura ;-)
Até o Michael Douglas utilizava esse TOP nos filmes

DynaTAC 8000X. O "tijolo", como era normalmente chamado não se parece nada com a atual tecnologia de telefone celular. Era grande, desajeitado e, certamente, não poderia caber em qualquer coisa fora de uma pasta, (as pessoas ainda carregam pastas?).

Em 1983, o Motorola DynaTAC 8000X recebeu aprovação da Federal Communications Commission EUA e se torna o primeiro telefone portátil celular comercial do mundo. 

Antes de existir grande sinal de "rede" e planos, o bebê teve "Cobertura de área dinâmica Apaptive Total", e o cliente poderia falar por até 30 minutos e a bateria tinha uma autonomia de 8 horas. Ah, e por falar nisso, o preço era cerca de 4.000 dólares.

Mas isso não impediu grandes vendas! Estrelas como Michael Douglas usou o telefone no cinema.

José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi