Apple admite que iPhone e iPad podem ser pirateados num minuto | Blog do Zipi


A descoberta abalou a credibilidade nos dispositivos da marca da maçã no início de junho confirmou-se como verdadeira: pela mão dos investigadores e pelas declarações da tecnológica de Cupertino.


Só com a chegada do iOS 7 é que a vulnerabilidade de segurança que permite piratear o iPhone e o iPad em 60 segundos, com o recurso a um carregador elétrico falsificado, fica resolvida. A informação foi revelada pela própria Apple à Reuters e serviu como uma admissão de que a falha é verdadeira. 

Com um carregador pirata baseado no Texas Instruments BeagleBoard, uma componente conhecida da comunidade open source e dos programadores, é possível injetar código malicioso através da entrada Lightning dos dispositivos da marca da maçã. 

Durante a convenção de segurança Black Hat  três investigadores replicaram os resultados que já tinham comunicado à Apple no início do ano. Com um custo estimado de 45 dólares, e uma semana de trabalho é possível construir este tipo de carregadores. 

Na experiência programaram o vírus para que ligasse para o número de um dos investigadores autores da descoberta, e o celular executou a ação. Os três investigadores consideram que a esta falha explorada por piratas informáticos pode resultar em Smartphones que podem ser controlados e monitorizados à distância. 

A tecnológica de Cupertino, através de um porta-voz, agradeceu a descoberta dos peritos. A beta do iOS que está disponível para programadores já tem o problema corrigido, mas os utilizadores com menos conhecimentos vão esperar pela atualização final só em setembro ou outubro devem ficar livres desta vulnerabilidade. 

Os investigadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia disseram ainda que os Android estão imunes a este tipo de falhas já que o sistema operativo móvel da Google deteta e avisa o utilizador se está ligado a um computador ou a um terminal elétrico. A próxima versão do iOS vai ter a mesma capacidade.

José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi