Blackberry estará a chegar ao fim? | Blog do Zipi





A empresa admitiu hoje em comunicado que pode ser vendida




A “explosão” do segmento móvel veio fazer crescer exponencialmente algumas empresas… mas foi também a cruz para muitas outras (ex. Nokia,RIM, etc). Numa informação avançada esta manha, a Blackberry informou que está à procura de estratégias, para conseguir ultrapassar esta forte crise financeira. Em declarações, a empresa canadiana admite até a possibilidade de ser vendida.

Tal como temos vindo a acompanhar, a Blackberry (antiga Research In Motion) atravessa um período muito complicado! Tal situação deve-se em parte à  crise económica mas o principal fator está associado à concorrência forte da Apple, Samsung e Google que dominam por completo neste momento o segmento dos dispositivos móveis. A BlackBerry precisa de aumentar os lucros, mas os números indicam que as vendas do Z10 como do Q10 têm estado abaixo do do previsto.
Além dos smartphones, a Blackberry falhou também no segmento dos tablets e a apresentação do sistema operativo BB 10 pecou por ser tardia, consideram muitos analistas.

Num comunicado apresentado esta segunda-feira, a empresa canadiana admitiu mesmo a possibilidade de ser vendida, estando em estudo neste momento a análise da participação em ‘joint ventures’,e em estabelecimento de parcerias. Em declarações a BBC, Timothy Dattels, membro da administração que vai agora presidir o novo comité referiu que este é o momento adequado para serem exploradas novas estratégicas.
Prem Watsa saiu do conselho directivo da BlackBerry pois, para Fairfax Financial – CEO e Presidente da Blackberry, este não teria a postura mais correta parente a empresa. De lembrar que, segundo dados  da IDC, a BlackBerry perdeu, no primeiro trimestre deste ano, o terceiro lugar no ranking dos smartphones, para o  Windows Phone.


Os últimos dados da empresam reportam prejuízos na ordem dos 63 milhões de euros e as acções da Blackberry já acumulam perdas em bolsa na ordem dos 18%.


José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi