Funcionalidades menos conhecidas no Windows Phone | Blog do Zipi


Algumas funcionalidades menos conhecidas para o seu Windows Phone



Todas as contas Live têm acesso a 7GB de armazenamento "Cloud" gratuito. Este serviço sincroniza várias funções nativas do SO, como Fotos e Documentos, e de várias aplicações. Tendo um plano de dados ilimitado ou utilizando Wi-Fi é até possível fazer streaming de música e vídeo, utilizando aplicações de terceiros.

Podem aceder através de live.com - Skydrive ou utilizando o link directo skydrive.live.com. Existes também a aplicações oficiais para Windows Phone, iPhone/iPad, Windows e Mac: https://apps.live.com/skydrive


Nota: A Microsoft reduziu recentemente o espaço disponibilizado a novos utilizadores para 7GB. Para os utilizadores já existentes, se for necessário ter acesso aos 25GB, basta ir a "Gerir Armazenamento" e escolher os 25GB.


Funções relacionadas com a Internet:


· A carregar na tecla física de pesquisa, e utilizando o botão “Imagem” no fundo, é possível apontar a camara para códigos QR e Microsoft Tag. Não é necessário instalar outra aplicação. Utilizando esta função, também é possível traduzir texto, basta apontar a camera para texto noutra língua.
· Escolher texto no Internet Explorer e carregar na tecla de pesquisa, vai levar o Bing a pesquisar esse texto.
· Nas definições, é possível sincronizar automaticamente as fotos com a Skydrive.
· Se o telefone fizer upload automático de fotos para a Skydrive, há formas de montar essa pasta no PC. Deixa de ser necessário sincronizar as fotos com o Zune (note-se que as fotos podem ser comprimidas)
· É possível fazer tag às pessoas nas fotos quando são enviadas para o Facebook.
· É possível partilhar documentos com outras pessoas, utilizando o Skydrive, e sincroniza automaticamente entre todas as pessoas. Por exemplo, partilhar um bloco de notas do OneNote torna muito simples enviar e sincronizar notas a um grupo.
· O telefone tem acesso à Internet quando ligado ao Zune. Muito útil para diminuir o tráfego de dados móvel.
· Ao usar o e-mail, tocando mais à esquerda da tela (perto do título do e-mail) mostra as caixas de seleção para selecionar e manipular vários e-mails.
· “Afixar ao ínicio” no Internet Explorer afixa um screenshot no home-screen, para acesso rápido à página. Façam zoom numa parte da página .


Funções relacionadas com o Teclado:


· Ficar a pressionar numa letra ou num caracter/símbolo, mostra os acentos ou outros caracteres/símbolos pouco utilizados.
· É possível ficar a pressionar na tecla dos números (no canto inferior esquerdo) e deslizar o dedo para escolher um número ou caracter. Ao largar volta-se logo para o teclado QWERTY. Basicamente não é necessário entrar no teclado dos números.
· Carregar na tecla física para trás, fecha o teclado quando este está aberto.
· Ao escrever, carregar duas vezes na tecla de espaço adiciona um ponto final e capitaliza a próxima letra.


Funções relacionadas com Aplicações:


· Os controles de música que aparecem no menu de volume e na tela de bloqueio desaparecem ao fim de algum tempo.
· Existe uma aplicação chamada Stop the Music! Que remove qualquer música e os controlos de música do menu de volume e tela de bloqueio.
· Ficar a carregar na tecla física para trás, mostra o menu multitasking. As únicas aplicações que não resumem imediatamente são aplicações que ainda não foram atualizadas para a versão Mango.
· Quando se têm 41 ou mais mais aplicações, as letras de navegação aparece (como na Hub das pessoas)
· O Onenote é uma boa alternativa para aplicações “To-Do”. É possível ter listas com caixas de seleção, adicionar imagens ou notas de voz, e sincroniza automaticamente com a Skydrive e fica disponível automaticamente na aplicação OneNote para desktop.
· Para criar caixas de seleção no OneNote, escolhe o que queres que tenha caixas de seleção e carrega no botão “tarefa” no fundo da tela.
· Estar continuamente a carregar na tecla para trás fecha todas as aplicações activas. Se quiseres fechar uma app específica, seleciona-a através do menu multitasking e carrega na tecla para trás.
· Virar o celular para o modo de paisagem ao usar a calculadora mostra mais funções. Virar no sentido do ponteiro de relógio ou contrarrelógio mostra funções diferentes.
· Há várias aplicações que possibilitam afixar Tiles no homescreen de acesso direto a várias funções como Wi-Fi e Ligação de Dados.


Funções relacionadas com o Sistema Operativo:


· Não é necessário desligar o Wi-Fi. Este desliga-se automaticamente alguns segundos depois de o celular ser bloqueado, e liga-se automaticamente para sincronizar as contas quando há uma ligação disponível.
· Se carregares e ficares a pressionar numa Tile, pode arrumar a distribuição de todas as Tiles, não só a que carregaste. Simplesmente carrega uma vez noutra Tile qualquer e move-a. Pressionar fora do espaço das Tiles sai do modo de organização.
· Após pressionar a seta para aceder à lista de apps, se carregares outra vez na mesma posição do tela (no espaço vazio), mostra logo o menu alfabético, não é necessário levar o dedo à esquerda para carregar no cardinal ou noutra letra qualquer.
· O mesmo acontece para o menu de “três pontos” (no fundo da tela), não é necessário carregar nos três pontos.
· No calendário, na tela de mês, carregar no nome de mês traz uma tela de seleção dos meses.
· Ao navegar nas fotos por data, carregar no nome do mês e do ano traz uma lista completa dos meses e anos.
· Após alguns segundos, as informações de conectividade e bateria no topo da tela desaparecem. Carregar na mesma área faz com que apareçam novamente.
· Pressionar a tecla para trás faz com que os controles de volume desapareçam rapidamente.
· Ficar a carregar no botão da camera quando o telefone está bloqueado, liga rapidamente a camera. É possível desligar a função nas definições.


Funções da Hub Pessoas: 


· Dentro da lista de contatos, é possível criar grupos e adicionar pessoas nesses grupos. Por exemplo, um grupo com Família, outro com Amigos e outro com Colegas. Todas as atualizações sociais deles aparecem aí e é possível afixar esse grupo ao homescreen.
· Se uma mesma pessoa tiver vários contatos (Windows Live, Facebook, LinkedIn...), é possível combinar todos usando o botão “Ligar” dentro da vista de perfil. O Windows Phone sugere várias possibilidades de combinação com os nomes na lista de contatos. Dessa forma, só há um perfil para vários contatos da mesma pessoa.

Funções do Zune


· É possível afixar várias coisas ao homescreen, desde música, vídeos, artistas… Ao afixar artistas, aparece uma Tile dupla (como a Tile do Hub das Imagens)
· Na tela de reprodução da música, carregar por baixo do título da música que está a tocar, mostra as músicas que vêm a seguir na lista de reprodução.
· Ao ouvir qualquer tipo de audio, carregar nas teclas de volume mostra o menu de volume expandido com os controles e áudio que está a tocar. Ao carregar no título, vai para a aplicação que está a reproduzir.
· Dá para mostrar a informação do que está a tocar na tela de bloqueio. A função está disponível no “bloqueio da tela”, nas definições.
· Quando um música está a tocar no Zune, carregar no nome do artista leva-te para a lista de álbuns dele.
· Se estiver a ouvir música no modo Shuffle, e adicionares uma música à lista de reprodução (ao carregar e ficar a pressionar), vai ser a próxima música a tocar.
· Na tela  “histórico” do Zune, as músicas que estão na lista de reprodução aparecem por baixo da capa da música que está em reprodução.
· Ficar a carregar num espaço vazio enquanto se está a ouvir rádio nos headphones, dá a opção para usar o altifalante.
· Para repetir sempre a mesma musica, é só carregar duas vezes no símbolo de repetição. Aparece um pequeno número “1”, simbolizando que só essa música vai tocar.



Aplicações Beta da Nokia:

Existem aplicações beta da Nokia, como a aplicação DLNA "Nokia Play To" ou a aplicação "Transportes Nokia" que não estão disponíveis no mercado geral, mas é possível fazer o download através do site Nokia Beta Labs: http://betalabs.nokia.com/



Sincronizar o WP (Outlook, Zune, Mac Connect, Skydrive, Contatos)


Transferir aplicações/jogos de uma conta para a outra:

Instruções AQUI (em ingles)

Como importar contactos para o WP

A partir do Cartão SIM:
Hub Pessoas – 3 pontos (…) – Definições – Importar contatos SIM


CSV
É possível exportar os contactos do iPhone, Android ou RIM como um arquivo CSV e depois importar para o Windows Phone
Instruções AQUI (em Inglês)

E-mail
A forma mais fácil para importar contatos é usando a conta do Live, uma vez que todos os contatos são sincronizados automaticamente com o Windows Phone. Se não tiver uma conta do Hotmail, é possível importar os contatos de outras contas de e-mail, como por exemplo no Gmail:
Gmail to Hotmail (em Inglês)

Outlook
Caso já tenham a agenda e contatos no Outlook, basta adicionarem a mesma conta Live que usaram no celular ao Outlook para sincronizarem todo o conteúdo. Esta sincronização, como outras, é realizada através da internet, não é necessário ligarem o celular ao PC.

Nota: É necessário instalar Outlook Hotmail Connector.

Também é possível ligar ao Outlook várias redes sociais, como o Facebook, utilizando o Social Connector for Outlook


Sincronizar com PC (Zune):

Quando se liga o celular pela primeira vez, aparece automaticamente o pedido de instalação do Zune. Caso tal não acontece, podem encontrar o Zune AQUI

1. Fazer download e instalar o Zune.
2. Ligar o celular ao Zune e abrir.
3. Garantir que o Zune reconhece o celular como “Primário”. (Se não está, aparece como “Convidado” e não sincroniza. É só carregar na opção para mudar)
4. As bibliotecas do Zune são as mesmas do Windows. Para adicionar ou remover pastas, vá ao Explorador do Windows, utilize o botão direito na biblioteca que quer alterar e carregue em Propriedades.

· É possível sincronizar através de Wi-Fi: Com o celular ligado ao PC e à rede Wi-Fi, ir às definições do Zune – Telefone – Sincronização sem fios.

· É possível converter automaticamente a música para qualidade inferior quando sincroniza, de forma a poupar espaço no celular: Definições do Zune – Telefone – Definições de Conversão > Eu recomendo que se converta sempre automaticamente música que ultrapasse 192kbs (por exemplo, que tem muitos MP3 a 320kbs ou M4A a 256kbs) para WMA a 192kbs. É muito díficil conseguir ouvir a perda de qualidade, e poupa-se bastante espaço no celular. - - - (Nota: Os arquivos originais não são alterados).

Sincronizar no Mac (WP Mac Connector):

Pode encontrar o software Mac Connector AQUI

1. Fazer o download e instale o Mac Connector
2. Ligar o Windows Phone ao Mac
3. No painel esquerdo, escolher o tipo de media que quer sincronizar (Música, Fotos e Vídeos, Filmes e Séries, ou Podcasts, e depois fazer o seguinte:
· Para sincronizar Música, escolher a caixa de seleção de música do iTunes.
· Para sincronizar fotos e vídeos, escolher a caixa de seleção iPhoto
· Para sincronizar Filmes e Séries, escolher a caixa de seleção de Filmes e Séries do iTunes.
· Para sincronizar Podcasts, escolher a caixa de seleção de Podcastas do iTunes
Selecionar os ficheiros a sincronizar e carregar em sincronizar.

Sincronizar com o Skydrive:

Aplicação oficial para Windows, que permite acesso à Skydrive através do explorador AQUI.
Também existe para Mac AQUI

Para ter sempre todos os documentos, imagens, música e vídeos sincronizados com a Skydrive, basta mudar a localização das pastas: Por exemplo, carregar com o botão na pasta "Os Meus Documentos", ir a Localização - Mover, e escolher a pasta "Documentos" da Skydrive. (Os arquivos estarão sempre disponíveis offline).

Fonte: Windows Phone

José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi