Hiphone, Xamsung, Brackeberry, Nokall e outros XINGLINGs e agora? | Blog do Zipi


Em breve, os brasileiros precisarão dar adeus aos "HiPhones" e similares. A Anatel baixou uma norma que abre caminho para as operadoras bloquearem ligações feitas a partir de celulares piratas . A medida só vai entrar em vigor no início de 2014, mas agora as operadoras precisam implementar o sistema tecnológico que dará conta de impedir o uso desses aparelhos.



Com a medida, as operadoras acreditam que irão melhorar seus índices de qualidade, diminuindo as reclamações por parte dos consumidores. Isso porque seus técnicos, após uma análise, descobriram que, em média, 10% das ligações caem porque são feitas a partir de celulares ilegítimos. Além disso, as empresas crêem que irão melhorar a segurança dos clientes, que podem ficar expostos a altos índices de radiação e ao risco de explosão das baterias, ao usarem dispositivos não regulamentados.

A Anatel e as operadoras planejam bloquear os celulares piratas desde o ano passado. Agora, a agência regulamentadora já tem o cronograma de implantação do sistema, que será financiado pelas prestadoras de serviço. Para isso, será necessário criar um sistema nacional de IMEIs, o número que identifica cada aparelho. Esse número será analisado pelo sistema, que irá também checar o IMSI, o código do chip, a cada chamada realizada. As operadoras serão capazes de identificar celulares ilegais porque esses números normalmente não aparecem nos seus "radares". Quando surgem, são duplicados ou inexistentes no catálogo mundial de celulares.

Uma pesquisa feita pelas operadoras e a Anatel, a pedido do Ministério Público Federal, registrou que, do total de linhas habilitadas no Brasil, pelo menos 20% faziam chamadas a partir de telefones piratas. O sistema não deve afetar pessoas que compraram aparelhos no exterior, desde que o modelo em questão também seja homologado e comercializado no Brasil.


Fonte: Folha de S.Paulo
José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi