TIZEN o novo OS da Samsung | Blog do Zipi




O novo sistema operativo da Samsung vai chegar ao mercado até ao final do ano, mas nos planos da empresa o software vai ser incorporado em carros e indústrias num curto prazo.



Um dos diretores executivos da Samsung, J.K. Shin, revelou quais os planos que a tecnológica sul-coreana tem para o sistema operativo Tizen. O software está a ser desenvolvido por forma a poder alimentar vários tipos de equipamentos, desde smartphones a carros.

O co-CEO descartou qualquer hipótese de a Samsung abandonar o desenvolvimento da plataforma e de retirar o apoio aos programadores, dizendo que o Tizen é tão importante como o compromisso que a empresa tem com o Android e com o Windows Phone.

J.K. Shin não esconde no entanto que um dos objetivos que a empresa pretende alcançar com o Tizen é independência relativamente ao sistema operativo da Google, software que equipa a linha de smartphones mais bem sucedidos da tecnológica. Com o Tizen a empresa teria total controlo sobre o sistema operativo que incorpora nos dispositivos.

O Tizen vai eventualmente chegar aos carros e a algumas áreas de negócio como a indústria da investigação e o sector financeiro. "A convergência cruzada é a área onde a Samsung pode fazer melhor tendo em conta que tem muitas divisões com produtos finais", acrescentou em entrevista ao CNet o executivo da tecnológica.

O primeiro celular com Tizen deve chegar ao mercado ainda durante o ano de 2013 e deverá acontecer no último trimestre. A área dos dispositivos móveis é aquela onde o software vai ter um maior impacto e foco de desenvolvimento numa fase inicial.

A partir de 2015 a Samsung acredita que o sistema operativo já pode ser equipado no painel dos automóveis, respondendo ao QNX da BlackBerry e ao iOS 7 da Apple que também pode ser integrado em veículos.

Fonte: CNet

José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi