Como eliminar contatos duplicados no seu Android de forma facil | Blog do Zipi




Se a lista de seu telefone Android é preenchida com contatos duplicados ou inúteis, aqui estão algumas dicas sobre "limpeza", fusão e corte de contatos em uma lista útil.



O aplicativo de contatos em seu telefone é o mais chato app, jamais criado.
Se você esta lendo este post é porque as coisas ficaram fora de controle na sua agenda de contatos não é?
.
Existem pessoas listadas em seu telefone três ou quatro vezes?
Tem 500 contatos, mas apenas 10 deles têm números de telefone?
Bem, então é hora de retirar o lixo.

Primeira opção:

Contatos do Google
Ás vezes esquecemos que existem muitas pessoas com celulares Android que não estão ativamente usando uma conta do Google. Você tecnicamente não precisa de uma conta do Google para usar um telefone Android, mas a maioria das pessoas sucumbem à idéia de criar uma conta e associá-lo com o seu telefone, pois tendo "aquele" joguinho ou o facebook já é o bastante.
Mas as chances de que você tem uma conta Google associado ao telefone são grandes. De certeza que quando comprou o seu novo android na primeira configuração você colocou "aquela" continha ou aquele email do Gmail que você já nem lembrava que tinha...Se isso é novidade para você, confira o menu de configurações do seu telefone e olhe sob menu "contas e sincronização". De certeza você vai encontrar uma conta gmail...


Agora, se você entrar em  contacts.google.com e entrar com a mesma conta usada no seu telefone, você verá que o Google tem sido devidamente sincronizando, e um bom número de contatos do telefone estão guardados na sua conta Gmail.
Você também vai descobrir que essa sincronização vai nos dois sentidos. Se você adicionar um contato, usando seu computador, ele será sincronizado de volta no seu telefone, ai de certeza vai duplicar o mesmo contato.
Além de fornecer um método mais conveniente para a edição do seu livro de endereços, Google Contacts tem uma característica bem legal integrada. Clique no botão "Mais" e selecione "Localizar duplicatas e mesclar" a partir do menu. Isso permitirá que você elimine todos esses contatos duplicados em um clique.



Gerencie suas contas ligadas:
Agora que você já limpou "a casa" com seus contatos do Google, é hora de resolver o resto do lixo em sua lista de contatos. Um problema que vejo com frequência é que as pessoas têm vários tipos de contas ligado ao seu telefone, todos com sobreposição de contatos.
Com toda a emoção de ativar o "meu telefone Android", você acaba por colocar varias contas do Google, Yahoo, Twitter e Facebook,etc.... Todas essas contas vão adicionando pessoas e números a lista de contatos. Então você pode eliminar algumas contas se for o caso, mas se isso não é uma opção, você também pode seletivamente filtrar que contas exibir em sua lista de contatos usando a técnica seguinte.
Entre em contatos através das configurações
Cada telefone Android que eu vi, desde o Froyo até ao Jelly Bean, inclui um menu de configurações dentro do aplicativo de contatos. Infelizmente, cada telefone parece organizar essas configurações em uma forma ligeiramente diferente, por isso é difícil oferecer instruções explícitas para navegar-los. Aqui está o que procurar dentro de Configurações de contatos.



Procure uma lista das contas (e, possivelmente, subpastas) que se alimentam em Contatos. As chances são de que estes serão acompanhados por caixas de seleção que permitem seletivamente barrar contas de aparecer nos contatos.
Também procure por uma configuração que permite que somente os contatos com números de telefone serem visíveis.

Outra forma de contatos duplicados que tendem a aparecer é do seu cartão SIM. As chances são de que o cartão do seu telefone celular SIM contém os contatos transferidos a partir do seu telefone antigo (uma prática que vendedores de telefones celulares tendem a fazer como um serviço de cortesia). Dessa maneira irão aparecer contatos duplicados.
Se você quiser esconder estes antigos contatos do SIM, você encontrará uma caixa de seleção em suas configurações de contatos para fazer exatamente isso.

Segunda opção:

Aplicativo Contact Clean App

O Contact Clean App apresenta uma interface bonita e muito clara para ajudar na organização da agenda de contatos do Android, com recursos de remoção e mesclagem de contatos duplicados.




- Localiza contatos semelhantes o suficiente para ser mesclados automaticamente
- Localiza contatos que compartilham informações (como número de telefone ou nome) e, portanto, são apresentados a você como candidatos a serem incorporadas: a decidir o que se fundem e que informação de usar.

Faça download do Contact Clean App:
Versão paga através do Google Play R$ 2,60 AQUI
Versão "Gratuita" cortesia do Zipi R$0,00 ;-) AQUI
O arquivo zip vai pedir senha: devitrianto.com

Reque Android 2.2 ou superior





Espero ter ajudado a resolver o mistério do porque seu telefone Android pode estar exibindo tantos contatos duplicados. Com apenas um pouco de trabalho, você pode fazer sua lista de contactos útil novamente.

José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi