Blackberry. Já foi gigante agora procura comprador | Blog do Zipi



A história recente da BlackBerry mostra uma empresa que tem estado em declínio. São falhanços atrás de falhanços e problemas que têm minado a confiança dos consumidores.



A única solução aparente para este problema pode passar pela venda da empresa, trazendo dinheiro para conseguir relançar-se e voltar a ser a empresa que até há pouco tempo era.
Segundo informações da Reuters, a empresa poderá estar em conversações com outros gigantes da industria para que esta compra se efetue.
Os contatos que têm sido realizados abrangeram alguns dos gigantes da industria e pretendem saber das intenções destas empresas em adquirir a BlackBerry pelo valor mais elevado possível.
Essas empresas são a Cisco, Google, SAP, Intel, LG e até a Samsung. Qualquer uma destas empresas têm interesse na Blackerry e nos seus ativos.
Não ficou claro na notícia que a Reuters publicou se as conversações estão a abranger a totalidade da empresa ou se apenas parte dela.


O interesse maior será, sem dúvida, nos principais ativos da BlackBerry, que se centram no seu serviço de mensagens, na sua rede mundial de servidores seguros e, de forma muito particular, no catálogo de patentes e licenças que tem.
Este último pode ser a parte mais importante neste negócio pois permitiria a qualquer uma das empresas ter acesso a um vasto leque de soluções que até agora estão barradas por patentes.
A BlackBerry tinha já recebido, no final do mês passado uma oferta de compra da Fairfax Financial por 4.7 mil milhões de dólares, mas procura agora ofertas melhores e ligadas à industria.
Apesar de se estar a adaptar e a tornar-se uma empresa com menos custos e com menos “peso”, graças à diminuição em 40% da sua força laboral, a BlackBerry apresentou no último trimestre um prejuízo de mais de mil milhões de dólares, em parte por culpa dos maus resultados de vendas dos seus novos modelos.
A intenção de venda da BlackBerry não é nova e foi até anunciada de forma oficial pela empresa, mas até agora não tinha sido oficializada.
As conversações entre a BlackBerry e estas empresas pretendem averiguar de um possível interesse na compra da gigante canadiana e assim saber o que esperar caso esta se coloque no mercado para ser adquirida.
Não existe qualquer informação oficial por parte destas empresas ou da própria BlackBerry, mas sabe-se que esta espera respostas durante a próxima semana.
Será curioso ver a posição de algumas destas empresas, que já têm posição no mercado de dispositivos móveis. Se por um lado não parecer interessar a aquisição de mais uma divisão de dispositivos móveis, por outro o catalogo de patentes e licenças é um factor muito apelativo.
A venda da BlackBerry é um cenário cada vez mais real, mas o que importa mais é qual será o gigante a conseguir levar para si o que resta deste gigante Canadiano e também saber o que dele fará.

José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi