Motorola apresenta novo projeto ARA | Blog do Zipi




O mundo dos smartphones é cada vez mais poderoso. A ideia de termos um “computador” no bolso, que nos pode facilitar a vida trazendo recursos que até hoje se julga serem infinitos… é um fascínio para o ser humano da era moderna e da sociedade de consumo. Então as marcas fazem questão de “viciar” o consumidor na evolução e na pretensa necessidade de ter a mais recente novidade entre mãos. Isto traz conflitos de vária ordem e tem de haver uma proposta de equilíbrio.
Mas essa proposta pode ser simples, um smartphone modular em que os componentes podem ser trocados de forma fácil…tipo legos! Vamos conhecer o Projecto Ara da Motorola.



Este “novo” conceito foi agora rebaptizado pela Motorola, pois inicialmente apareceu na Internet com o nome de Phoneblocks, pela mão de Dave Hakkens, e foi integrado na equipa de desenvolvimento do projecto Ara da Motorola.
O anúncio foi feito no blog oficial da Motorola e chegou a ser surpreendente. Foi revelado que o projecto passou por um profundo trabalho técnico e que pretendem abrir o Projecto Ara à comunidade e voluntários que queiram melhorá-lo. A ideia é que aqueles que queiram, possam efectivamente participar no projecto de forma activa, dando as suas sugestões e ideias num perfil chamada “scouts”, criado pela própria Motorola.

A ideia é simular um sistema de apps: criar um ecossistema de módulos, desenvolvidos por terceiros, reduzindo assim as barreiras de entrada, melhorando em tempo o ritmo da inovação e poder da comunidade. Os participantes poderão sugerir módulos de partes de hardware críticas/importantes tais como tela, bateria, processador, sensores, etc. Qualquer componente que alguém possa imaginar pode ser desenvolvido e inserido como um item opcional.

Os planos da motorola passam por lançar um MDK (Module Developer’s Kits, tal como os SDK), já nos próximos meses, entre o final de 2013 e início de 2014 – oferecendo também aos colaboradores mais ativos, descontos na compra do smartphone, podendo até receber o produto sem custos.
O futuro é algo incerto neste campo. Poderíamos pensar antes que este projeto não iria conseguir ir muito longe, pois o desenvolvimento de módulos sairia bastante caro e a sua produção seria cara também.

Ainda por cima num mercado tão dominado por nomes como a Sony, Samsung, Apple, etc, o sucesso deste produto seria certamente “controlado”, devido à força que estas marcas têm nos fabricantes de componentes.
Agora com a Motorola/Google a tomar conta do projeto, a corrida será diferente e muito mais interessante.

Vamos aguardar para ver mais novidades sobre o projeto...

José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi