Steve Jobs faleceu á 2 anos | Blog do Zipi




Fez ontem 2 anos que Steve Jobs faleceu com 56 deixando muito por revelar ao mundo da tecnologia.
Por motivos profissionais não pude deixar nada sobre este assunto ontem mas hoje vou deixar aqui alguns dos momentos vividos por este visionário e génio criativo



A vida e obra de Steve Jobs
A biografia de Steve Jobs é rica e detalhada. Este homem desde muito cedo começou a batalhar pelo que queria e a sua vida, até este momento, acaba por se fundir em grande parte com a vida da empresa que criou.

Steve Jobs nasceu em 24 de Fevereiro de 1955. Seria posteriormente adoptado por Paul e Clara Jobs. Em 1975 começa com Steve Wozniak a montagem do computador que deu origem à Apple, Apple I. Todo este trabalho era feito na garagem de Steve. No ano seguinte funda com Steve Wozniak e Ron Wayne, a empresa Apple Computer.
O ano de 1977 traz uma alavancagem da Apple com o investimento que Mike Markkula faz na companhia. Steve Woz sai para a HP. No ano seguinte, e depois de um estrondoso sucesso na apresentação do primeiro protótipo no ano anterior, o Apple II torna-se o primeiro computador pessoal a ser vendido de forma massiva.


Durante o ano de 1980 é lançado o Apple III, que veio a provar-se ser um fiasco. Este foi também o ano em que a Apple foi colocada em bolsa. Três anos depois John Sculley torna-se o CEO da Apple. O Macintosh, um dos computadores de maior sucesso da Apple, surge em 1984.
Foi em 1985 que se dá o maior golpe de estado na Apple. A administração toma o partido de John Sculley e Steve Jobs é retirado de todos os cargos executivos. Steve Jobs demite-se da Apple durante esse ano. Passado um ano é anunciado o lançamento da Pixar e dois anos depois o NeXT Cube.
Dez anos depois do seu lançamento, Steve Jobs torna-se presidente e CEO da Pixar Animation Studios.

Foi também neste ano que foi lançado o filme da Pixar, Toy Story. A Apple compra a NeXT em 1996 e Steve Jobs torna-se conselheiro do CEO da altura, Gil Amelio. É no ano seguinte que Steve Jobs volta a assumir o cargo de CEO interino da Apple.

Demorou apenas um ano para que a Apple voltasse a apresentar lucros e um novo produto, que se revelou revolucionário, o iMac. No ano seguinte são apresentados os Power Mac G3 e os iMacs coloridos. É ainda apresentado o primeiro iBook.
Foi durante o ano de 2000 que Steve Jobs se tornou oficialmente CEO da Apple. Este foi também o ano da apresentação do Mac OS X.

A Apple continuava a crescer e no ano seguinte abriu as primeiras lojas Apple. Esse foi o ano da apresentação do iPod e do Mac OS X 10.0.
Em 2003 é criada e apresentada a loja de música do iTunes. Foi também este o ano em que foi diagnosticado o câncer do pâncreas a Steve Jobs. Dois anos depois a Apple anuncia a transição para processadores Intel. É neste ano que Steve Jobs faz o seu famoso discurso na Universidade de Stanford.
A apresentação dos dois primeiros computadores com processadores Intel, o iMac e o MacBook Pro decorre em 2006. Nesse ano a Disney comprou a Pixar.
Um dos anos mais importantes para a Apple foi o ano de 2007, quando apresentou o iPhone e a Apple TV na Macworld. A Apple muda também o seu nome de Apple Computer para Apple Inc. em 2007. No ano seguinte a Apple apresenta o MacBook Air, o notebook mais fino do mundo. Deu-se também a abertura da App Store a todos os programadores.
Um primeiro indício de que Steve Jobs não está bem ocorre em 2009, quando este tira uma licença médica de 6 meses, durante a qual efetua um transplante de fígado.
Steve regressa em força à Apple onde apresenta o iPad, em 2010. O presente ano veio trazer a confirmação da liderança de Steve Jobs. A Apple cimenta a sua posição dominadora no mercado. Torna-se na empresa mais valiosa do mundo, em 2011, e apresenta o iPad 2. Foi também nesse ano que Steve Jobs decidiu abandonar o cargo de CEO da Apple.

O Futuro da Apple após Steve Jobs
Steve Jobs, tantas vezes confundido com a própria marca, é hoje um ícone no mundo da tecnologia. Visionário, irreverente e com uma personalidade vincada, por vezes arrogante no trato com os seus concorrentes, deixou um legado ao mundo e, principalmente, deixou uma empresa que detém atualmente o poder de criar tendências e alterar estratégias no mercado tecnológico.
A sua retirada motivada pela doença, nesta fase da vida da Apple, foi uma estratégia programada e com um timming perfeito, isto porque os títulos da marca de Cupertino são um barómetro da saúde da empresa e estes são sensíveis a alterações estratégicas numa empresa talhada pelo punho do seu fundador.
As linhas de orientação estão lançadas, a cada nova etapa a Apple aumenta a pressão no meio tecnológico e o poder financeiro hoje conseguido garantiu uma sustentabilidade da marca, apoios consideráveis no desenvolvimento de tecnologia e serviços anexos.
O futuro sem o mítico CEO da Apple, agora com Tim Cook no leme, será fechado para dentro do seu Karma mas aberto às inovações que a marca faz questão de lançar. Os investidores e clientes sabem que a maçã mecânica está prestes a dar mais um passo de gigante ao rodear o mercado dos dispositivos móveis com uma oferta audaz. Esta oferta, seguindo uma estratégia ponderada, está a mudar hábitos e a direcionar as necessidades dos utilizadores para os produtos Apple que têm a vantagem de se adaptarem ao utilizador e não exigindo que o utilizador se adapte aos produtos.

Ultima carta de Steve Jobs
Aos Directores do Conselho de Administração da Apple e a toda a Comunidade Apple:
Sempre disse que no dia em que não conseguisse cumprir com os meus deveres e responder às expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a dar-vos conhecimento disso. Infelizmente esse dia chegou.
Deste modo, renuncio ao cargo de CEO da Apple. Contudo, gostaria de continuar a servir a Apple como Director do Conselho de Administração e empregado da Apple, se assim aceitarem.
Em relação ao meu sucessor, recomendo fortemente que ponham em marcha o nosso plano de sucessão e indiquem Tim Cook como CEO da Apple. Acredito que os dias mais criativos e brilhantes da Apple ainda estão para vir.
Estou ansioso por ver isso acontecer e para contribuir para novos sucessos, mas desempenhando agora um novo cargo na Apple. Nesta empresa fiz alguns dos meus melhores amigos de toda a vida e agradeço a todos pelos anos que trabalhei convosco.
Steve


José Carlos
Equipe Blog do Zipi




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi