Android 4.4 Kit Kat o que muda? | Blog do Zipi








É, finalmente chegou!

A Google acaba de lançar o novo Nexus 5 com Android 4.4 KitKat, e confirmou que a maioria dos dispositivos Nexus serão atualizados nas próximas semanas . Depois de todos os vazamentos , rumores e especulações a Google finalmente revelou todos os detalhes no blog oficial de desenvolvedor .




Mas o que traz de novo o Android 4.4 KitKat?
O que torna o android 4.4 diferente de 4.3 (que muitos usuários nem tiveram nos seua aparelhos), ou até mesmo do 4.2 ?

Imersive Mode

O que saltará mais à vista neste novo Android, e isso é normal, são as novidades a nível de design.

Mais limpo e arejado, o Android 4.4 KitKat quer-se mais simples e fácil de utilizar.



Para isso conta agora com as barras de notificações e botões transparentes. Esta última pode ser agora totalmente ocultada por aplicações que corram em tela inteira (como os jogos).

O tipo de letra também foi um pouco modificado, está ligeiramente mais condensado o que nos permite ter mais informação no ecrã em simultâneo.

Há também um novo launcher de aplicações sendo que no geral são perceptíveis alguns ajustes aqui e ali que vão precisamente no sentido de aligeirar a carga visual da interface.

Marcador Telefónico inteligente

Segundo o Google a história dos smartphones mostra-nos dispositivos que foram sendo cada vez mais “espertos”, que ganharam imensas novas funcionalidades.

No entanto há um detalhe que praticamente não mudou: o marcador telefónico. Ciente do problema o pessoal do Google decidiu dar-lhe atenção e apresenta no Android 4.4 um novo marcador com mais “magia Google”.

A partir de agora vamos poder procurar números e contatos de empresas ou serviços diretamente no marcador telefónico. Ou seja: basta ir ao marcador, digitar algumas letras e começam logo a aparecer resultados de empresas e negócios perto de nós. Muito legal.

Mas não é só nas chamadas que as coisas melhoram. Também ao receber chamadas de um número que não está na nossa lista de contatos o Android vai agora procurar directamente na base de dados do Google Maps para tentar encontrar alguma correspondência.

Se o número em causa for encontrado então ser-nos-á mostrado o nome e imagem correspondente.

Além disso o Android 4.4 KitKat faz agora uma gestão muito mais inteligente da nossa lista de contatos. O sistema vai passar a ter capacidade para "perceber" melhor os nossos hábitos e os contatos com quem mais lidamos no dia-a-dia.

Com esse conhecimento a lista será reordenada quase que em tempo real para que seja cada vez mais fácil e rápido encontrarmos o contato de que realmente precisamos.

Mensagens agora é Hangouts
O Hangouts é uma das funcionalidades centrais deste novo Android 4.4 KitKat.

O Hangouts passou a incorporar a gestão de SMS. Ou seja, o Hangouts quer ser cada vez mais o centro de toda a nossa comunicação.

Através desta aplicação podemos agora enviar e receber SMS, mensagens instantâneas, chamadas de voz via internet ou ainda vídeo-chamadas.

Google Now e assistente pessoal também foram melhorados

Claro que no meio disto tudo o Google Now também foi alvo de melhorias e novidades. Ou não fosse este um dos grandes trunfos que o Google tem tentado melhorar e publicitar ao longo dos últimos tempos.

A partir do Android 4.4 KitKat o Google Now está disponível através de um gesto que tem sido cada vez mais comum: o deslizar do dedo da esquerda para a direita a partir da borda da tela.

Ou seja: quando estivermos na tela principal do telefone (portanto fora de qualquer aplicação ou menu) basta deslizar o dedo da esquerda para a direita para ter acesso ao Google Now.

As novidades do Google Now não ficam (felizmente) por aqui. O Google Now pode agora enviar-nos informação que nos pode interessar baseado na nossa localização, sites que costumamos visitar ou programas de TV que vemos.

Mais: a procura agora não se limita à internet. Quando fazemos uma busca no Google Now, além dessa busca ser feita na internet também o conteúdo do nosso telefone e as apps que temos instaladas são pesquisadas.

Ou seja: poderá dar-se o caso em que o resultado daquilo que procuramos possa ser dado por uma app e nesse caso a app é lançada em vez de vermos os típicos resultados do Google.

Pode acontecer, por exemplo, procurarmos por um restaurante e se tivermos uma app que nos permite fazer reservas de mesas ser-nos logo aberta a app para podermos fazer a nossa reserva no restaurante que queremos…

Também o reconhecimento de voz foi melhorado e o Google afirma que este comete agora 25% menos erros do que a versão anterior. Infelizmente, e que tenha conhecimento, o suporte para reconhecimento de voz offline em português assim como o suporte do Google Actions na nossa língua parece continuar de fora.


Tudo isto (e ainda mais, a seguir) são coisas bastante interessantes e que de fato vêm melhorar o Android. Só que na realidade o grosso das modificações não está visível.

É que lá bem no fundo do sistema o Google trabalhou imenso para optimizar coisas como a gestão de memória.

Esta é uma forte tentativa de reduzir no futuro a fragmentação do Android ao torná-lo mais eficiente em dispositivos que tenham pouca memória RAM (como por exemplo 512MB): todas as aplicações Google usam agora menos RAM para funcionar.

Além disso as novidades introduzidas fazem com que o Android corra melhor em dispositivos mais fracos como relógios inteligentes. Há aqui uma clara indicação do que o Google pretende para o seu sistema nos próximos tempos: chegar a cada vez mais dispositivos

Outras novidades do Android 4.4 KitKat


Com o Android 4.4 KitKat, e tal como já tínhamos visto no Motorola X, basta dizermos “OK, Google” para o nosso telefone “acordar” e ser possível comandá-lo por voz.

Ou seja: já não precisamos de pegar no telefone para  fazermos algumas coisas que precisamos.

Maior autonomia a reproduzir músicas

O Google incluiu uma nova funcionalidade chamada de Audio Tunneling. Basicamente isto quer dizer que em dispositivos que tenham um processador de áudio dedicado o som da reprodução musical passa a ser directamente tratado por este.

Isto permite que o processador principal deixe de ser utilizado para este tipo de tarefas, poupando-se assim na bateria. Segundo o Google, graças a este Audio Tunneling o Nexus 5 permite até 60 horas de reprodução musical!

Ao reproduzir música ou passar um vídeo através do Chromecast o Android vai agora colocar automaticamente em fundo o álbum ou uma imagem do vídeo como fundo da nossa tela de bloqueio

O Google também trabalhou na optimização do sistema para que a transição entre aplicações assim como a resposta ao nosso toque seja cada mais fluída e rápida

Quer seja em mensagens, emails ou notas (ou em qualquer lado que use o teclado do Android) teremos acesso aos Emojis, de modo a dar mais cor às nossas comunicações.

Com o Android 4.4 KitKat é mais fácil imprimirmos documentos, fotos ou mesmo páginas web. Basta termos uma impressora ligada ao Google Cloud Print, ao HP ePrint ou qualquer impressora que tenha apps na Play Store.

Já todos (ou quase todos) vimos exemplos por aí de smartphones que tiram fotos em HDR (ou imagens de Alta Gama Dinâmica). Isto consiste em tirar várias fotos da mesma cena, com exposições diferentes, e combiná-las para obtermos uma maior gama dinâmica.

O Android 4.4 KitKat vem com um modo HDR+ que vem melhorar este processo, nomeadamente graças a um novo modelo de ruído que permite distinguir desfocagem por movimento do verdadeiro ruído digital vindo do sensor.

Tive a sorte de já poder experimentar este Android 4.4 KitKat e julgo que podemos dizer que esta nova versão não é uma revolução mas sim uma boa evolução.

Os conceitos base mantém-se mas as coisas parecem (no papel) mais bem pensadas, com algumas novas e muito interessantes funcionalidades mas acima mais optimizadas e fáceis de utilizar.
 




















José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi