GPS Garmin Edge 500 para bicicleta Parte 1 | Blog do Zipi



Além do mundo tecnológico, sou um amante do desporto, especialmente do BTT e ciclismo. Mas até na bicicleta, é importante que a tecnologia nos auxilie, dando-nos informações constantes sobre os percursos, sobre o nosso desempenho e também sobre o nosso estado físico (ex. ritmo cardíaco).




No sábado passado tive a agradável surpresa da minha esposa me oferecer um fabuloso Garmin Edge 500 ( com a indicação dos amigos da Bicicleteria Canta Galo) que permite monitorar todos os parâmetros de um bttista/ciclista. Não demorei muito (quase nem dormi...) para colocá-lo à prova e hoje começo uma apresentação das principais funcionalidades do GPS Garmin Edge 500.

Como primeiras impressões posso desde já adiantar que, apesar de não ser o equipamento top de linha da Garmin, este oferece um conjunto de informações muito interessantes ao bttista/ciclista.
O aerodinâmico Edge 500 permite monitorizar a velocidade, distância, temperatura, elevação, entre outros parâmetros. Além disso, o equipamento que recebi foi o bundle completo que inclui também um monitor de ritmo cardíaco premium e um sensor de velocidade/cadência GSC 10, ambos sem fios.

O que traz o bundle EDGE 500?
Edge 500
Sensor de ritmo cardíaco e sensor de cadência/velocidade
Suportes para guidão ou mesa do guidão
Carregador CA
Cabo USB
Manual do utilizador em CD
Manual de início rápido (em papel)

Especificações
Dimensões da unidade, LxAxP:1,9″x2,7″x0,85″(48×6,9×2,2 cm)
Tamanho da tela LxA: 1,17″ x 1,44″ (3,0 x 3,7 cm)
Resolução da tela, LxA: 128 x 160 píxeis
Tela Touch: Não
Peso: 56,7 g
Bateria: bateria de iões de lítio recarregável
Vida útil da bateria: até 18 horas
À prova de água: sim (IPX7)
Com tecnologia GPS: sim
Receptor de alta sensibilidade: Sim

Feita a apresentação do equipamento, vamos partir para a minha primeira análise não muito completa até porque fiz uma pedalada bem curta mas á medida que vou "conhecendo" o meu novo Gadget vou atualizando a matéria.

O Edge tem um peso de 56grs não sendo muito grande e é de instalação muito fácil visto ter 2 suportes muito fáceis de instalar e pode-se ter 2 bikes, em que cada suporte está numa delas, depois é só trocar duma para a outra. Permite ainda no menu "dar" o nome até 3 bikes e usa-lo com dados independentes para cada uma delas.

O Edge tem o modo de parar automático (Auto Stop) que funciona muito bem, mas numa subida bem acentuada e se a recepção dos satélites for fraca o Edge interpreta isso como uma paragem, quando não é.

Inclinação máxima: No Edge, não marca o valor máximo, mas depois é possível ver no computador essa situação.

Este é um dos menus que personalizei. Dá para personalizar até 5 menus com um máximo de 8 informações por página, o que perfaz 40 informações diferentes!

As informações que estão em branco devem-se a ter a cinta do batimento cardíaco desligada no momento das fotos.


Isto é o resumo da volta...

Depois ainda temos um programa informático onde descarregamos a informação toda onde se encontra tudo o que queremos. Muito completo. A vantagem da compra deste Bundle é que vem todos os sensores juntos o que nos permite sincronizar e obter todos os resultados em uma só pagina totalmente personalizada por nós, no nosso computador ( Sobre esse programa vou falar dele na proxima matéria).

Outra coisa que acabei descobrindo é que pode sincronizar todas as atividades com o Strava ( sou muito fã  do Strava então fiquei muito contente com esta opção). Basta acessar a sua conta do Strava em http://www.strava.com/upload/garmin , instalar no seu pc o Plugin e depois de instalado selecionar a opção Upload Activity

Não aparece o mapa como nos verdadeiros GPS, o que aparece é o desenho do track que vamos seguindo. Os mapas aparecem depois no PC

No Garmin é tudo personalizável, pode colocar 8 informações diferentes na mesma página. Ou pode por uma informação por página, o que voce quiser. Até 5 páginas.

Por hoje vou ficar por aqui nesta pequena análise ao Edge 500 mas prometo que "voltarei" com mais informação sobre o mesmo e o que podemos explorar deste Gadget


Caso tenham alguma sugestão ou questão deixem em comentário.

Agradecimentos:
-Minha esposa pelo presente kkkk ;-)
-Bicicleteria Canta Galo "Quem tem uma bike, saude e amigos ( e um Edge 500) não precisa de muito mais para ser feliz.


José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

  1. Parabéns pela postagem. E com certeza estes aparelhos tornam as atividades muito mais atrativas e nos incentivam cada vez mais a nos superarmos. Parabéns!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Sr. Fernandes
      Boas pedaladas

      Eliminar
  2. Lembrando que a principal função do aparelho, e te auxiliar nos treinos, e não apenas para visualização. A grande maioria das pessoas não sabem extrair os recursos que o aparelho disponibiliza, por exemplo: o Planificador de Exercícios, que para mim é a função mais importante do aparelho, eu pessoalmente, só adquiri este modelo por possuir esta função.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi