A bateria do seu celular inchou? E agora como proceder? | Blog do Zipi




Porque é que as baterias incham?

Segundo a National Fire Protection Association, “uma bateria inchada pode ser fruto de um aumento da pressão interna no interior das células da bateria (células pouch, bolsa, no caso dos smartphones). O inchaço pode ser causado por uma variedade de reações químicas adversas tais como: excesso de carga, armazenamento a temperaturas não ideais e intrusão de fluidos”. A publicação refere que o inchaço das células pode tornar menos provável o aquecimento excessivo e consequente destruição (explosão), mas pode também resultar no rápido “vazamento” da capacidade da bateria.




Já a Battery University indica esta como uma das principais desvantagens das células pouch, frequentemente utilizadas nos smartphones. O inchaço pode ocorrer devido à geração de gás. Os fabricantes nunca chegaram a um consenso acerca da causa deste fenómeno, apesar da culpa ser, em última instância, do mau fabrico das mesmas. A pressão causada pelo inchar da bateria pode rachar a sua cobertura e até quebrar a tela (ecrã) ou o circuito electrónico.
Os fabricantes afirmam que as células inchadas são seguras e, embora seja verdade, nunca se deve “furar” ou “picar” a bateria, podendo mesmo resultar na sua ignição ou explosão. Para prevenir esta situação os fabricantes costumam criar um espaço adicional fora da célula, o chamado “saco de gás”. Durante a primeira carga da bateria, os gases escapam para este saco que depois é deitado fora, tudo isto durante o processo de acabamento da bateria.

As 3 principais causas para o inchar de uma bateria.
Carregamento excessivo – Não deverá ser um problema se utilizar sempre o carregador oficial que veio com o equipamento, mas por vezes até os próprios carregadores se avariam, resultando no carregamento excessivo da bateria. E também não existe nenhuma boa razão para deixar os dispositivos infinitamente ligados ao carregador, quando estes já estão carregados.

Aquecimento – Se a temperatura da bateria aumenta demasiado (devido ao carregamento ou rápido descarregamento durante a sua utilização), poderá afetar negativamente a química da bateria, resultando no inchaço da mesma.

Fabrico defeituoso – Neste caso, não há nada que possa fazer, dado que o problema reside no próprio processo de fabrico. As baterias mal construídas darão problemas mais cedo ou mais tarde. Por exemplo, baterias de “marca branca”, não oficiais, não têm qualquer garantia da qualidade do seu processo de fabrico.

O que fazer se uma bateria inchar?
Substitua-a imediatamente! Não se deve brincar com uma bateria inchada – é muito inseguro, dado que poderá rebentar e destruir o equipamento electrónico, e até mesmo explodir e causar um fogo. Nem se deve carregar novamente uma bateria inchada, ainda potencia mais o seu rebentamento.




Assistiu o video? Assustador, não é? Imagine que isto acontece enquanto atende uma chamada.
Uma bateria inchada não pode ser “reparada”, apesar de haver pela web um conjunto de guias acerca de como o fazer.
Quando substituir a bateria, escolha o fabricante oficial em vez de marcas genéricas. O mesmo é válido para o carregador. E por favor não esqueça: Quando se descartar da sua velha bateria por favor faça-o de maneira consciente. Diriga-se ao ponto de recolha de lixo electrónico da sua cidade.

José Carlos
Equipe Blog do Zipi


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi