Garmin Edge 500: Como fazer o downgrade do firmware | Blog do Zipi




O Garmin Edge 500 teve uma atualização de firmware, para a v 3.30. Por uma desatenção minha não verifiquei opiniões de outros usuários e acabei atualizando o mesmo. Resultado: Decepção. Muitos bugs,tempo de inicialização é agora muito, muito longo, perca de sinal, muito instável, a pausa automática ativa vezes sem conta acabando por "estragar" nossos treinos etc..etc...



Após vários contatos por email com a Garmin a unica resposta que me deram era sempre a mesma: Por favor atualize seu aparelho. Mas o meu aparelho já está atualizado!!!!!!!!!!!!!!
Então decidi partir para a opção mais difícil. "Flashar" meu Garmin

Utilizando alguns conhecimentos consegui acesso ao servidor da Garmin onde estão hospedados todas as  versões de firmwares. O meu preferido: 2.80

Mas vamos ao que interessa... Ajudar os meus amigos ciclistas que com certeza estão ficando estressados com a ultima versão do seu Edge 500.

Para fazer um downgrade ao seu aparelho siga as minhas instruções:
ATENÇÃO: Todo o procedimento é feito por sua conta e risco. Se seguir certinho todas as instruções tudo dará certo. Eu fiz pessoalmente no meu e não houve nenhum problema.

0 . Faça o download do firmware que você deseja AQUI. (Antes que sejam bloqueados eu guardei os arquivos no meu MegaCloud kkkkk)
Não se esqueça, isso é para o Garmin Edge 500 , e não qualquer outro modelo !

1 . Conecte o Edge 500 ao seu PC.

2 .  Copie o arquivo para o subdiretório Garmin na sua unidade , e renomeie para gupdate.gcd .

3 . Salve o seguinte em seu computador Mac / PC / Linux , assim você não tem que recriar tudo de novo :
Garmin \ Settings \ Settings.fit
Garmin \ Elevações \ Elevations.fit
Garmin \ Sports \ Cycling.fit (opcional)

A atualização do firmware geralmente não mexe com esses arquivos mas por via das duvidas faça o backup desses arquivos.

4 . Remova com segurança o Edge 500 do Mac / PC / Linux.

5 . Ligue o Edge 500 . Se você estiver fazendo downgrade por exemplo da 3.20 para a 2.80 (minha versão preferida), ele irá pedir para verificar se você quer fazer isso. Escolha SIM


6 . Deixe atualizando. Isso pode demorar um pouco , seja paciente. Seja muito paciente.

7 . Depois que a atualização esteja concluída, desligue o Edge 500 e volte a ligar. Agora já estará com a versão que você escolheu.

8 . Se desejar restaurar os arquivos salvos no passo 3 é só conectar de novo ao seu pc e fazer a copia.

9 . Remover com segurança o 500 a partir do PC .

10 . Ligue o Edge 500 , verificar novamente o HRM , GSC -10 , e outros dispositivos , e re-emparelhá-los.


José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

  1. Primeiro teste efetuado e tudo funcionando a 100%. Sem nenhuma falha, sem fazer pausa automática srm mais nem menos. Resultado: v 2.80 é perfeita

    ResponderEliminar
  2. No meu caso, o meu edge 500 não deu certo pois ele não consegue mais inicializar (no meio da atualização do firmaware houve uma interrupção e não acesso mais nada).
    Tem alguma dica de como resolver esse problema amigo???

    Abraço

    Gustavo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Gustavo

      Por favor siga o procedimento neste link:

      http://blogdozipi.blogspot.com.br/2014/08/como-fazer-hard-reset-garmin-edge-500.html

      Também aconteceu no meu algumas vezes mas sempre solucionei desse jeito.

      Deixe aqui um comentário caso seja solucionado para ajudar outros usuários do mesmo aparelho.

      Abraço

      Eliminar
    2. O meu é o garmin Edge 500 China queria colocar o idioma português vc já tentei de todo jeito ele tá com a versão 2.20 e quando logo no Garmin express ele fala que já está atualizado meu email turbo-som@hotmail.com

      Eliminar
  3. Bom dia amigo!!! Meu garmin não conecta ao PC, fica apenas carregando e quando tento conectá-lo o usb não o detecta ou dá erro, já usei uns cabos usb, instalei o usb driver, fiz hard reset (perdendo treinos preciosos!!!) tem alguma idéia ae????

    ResponderEliminar
  4. Bom dia amigo!!! Meu garmin não conecta ao PC, fica apenas carregando e quando tento conectá-lo o usb não o detecta ou dá erro, já usei uns cabos usb, instalei o usb driver, fiz hard reset (perdendo treinos preciosos!!!) tem alguma idéia ae????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Instale o GArmin Express pois parece me problema de drivers originais do Garmin

      Eliminar
  5. Prezado, veja se pode me ajudar.
    Tenho um gps echomap 50s, nautico e tambem fiz uma atualização onde o aparelho ficou pior que estava e preciso voltar uma ou duas versoes anteriores, a, v3.5/V3.7 seria a ideal.
    Voce tem acesso ou sabe onde posso encontrar esses arquivos.

    Abr

    Jorge

    ResponderEliminar
  6. Moro no Japão comprei um garmin edge500 veio no idioma japonês ou inglês é possível passar pra português ?

    ResponderEliminar
  7. Alguem sabe como carregar o garmin 500 enquanto ele grava as atividades? Me falaram para deixar somente os fios de energia do cabo USB... já fiz isso, mas acontece a mesma coisa. Como faço pedais com mais de 20hs precisaria carregar o Garmin 500 com uma fonte externa enquanto ele ainda gravasse a atividade.... Se alguém souber agradeço !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogenio, tem um esquema que vc cria um cabo usb onde coloca uma resistencia e ele impede o desligamento do aparelho. Qualquer cara que entenda de eletronica manja fazer isso. Mandei um amigo fazer, qdo fui fazer o brevet 300... no qual coloquei pra carregar nas ultimas horas... Me passa seu email que mando o esquema.

      Eliminar
  8. Pessoal, faço pedaladas de longa distância, e por isso preciso que o garmin seja carregado enquanto grava a atividade... alguém tem um "esquema" para fazer isso? Hoje quando conecto ele na energia - mesmo em Power Bank - ele encerra a atividade e entra em modo carga.... Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogenio eu utilizo o meu PowerBank mas com um cabo USB só com a função de carregar. Esse cabo não tem sincronização de dados.Existe uns carregadores universais que vem com um usb mas tem vários conetores para varias celulares tipo um 6 em 1 e esse cabo só tem a função de carregamento. Eu utilizo esse e meu GArmin funciona perfeitamente. Abraço

      Eliminar
  9. Alguém sabe como bloquear as atualizações no Garmin Express?

    ResponderEliminar
  10. Fabricio, nas configurações do Garmin Express tem a opção para desativar as atualizações automáticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde José, não achei essa opção para desabilitar as atualizações automáticas. Fiz o downgrade, o edge500 inicializou rapidão, mas conectei no PC e o Garmin Express foi e colocou o Firmeware 3.30 novamente.

      Eliminar
  11. Boas! O ponto 6 . (Deixe atualizando. Isso pode demorar um pouco , seja paciente. Seja muito paciente)
    Quanto tempo é? é que ja tenho o meu em loading prai umas 4horas e nao sai dali... só reiniciando e volto ao normal...
    Pode me ajudar ? Segui os passos todos...
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. O meu esta igual...não passa do loader!
    Já resolveu o seu problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consegui... ja mudei de pilha a ver se resolvia... o meu problema é que anda sempre a ir ao 0kmh ou vou na realidade a 30kmh e o garmin vai a 10kmh mais ou menos... e tentei fazer downgrade mas ate agora nao tive resposta...

      Eliminar
  13. Estou tentando fazer o downgrade do meu edge 500 para a versão 2.80 e não estou conseguindo, já baixei o arquivo, passei para o aparelho, já renomeie e quando o edge inicia ele ate pergunta que sero fazer a atualização para a versão mais antiga, coloco sim e ele faz um procedimento e quando muda a tela para LOADER LOADING.... e não sai disso, já deixei bastante tempo e nada mais acontece.

    sera se falta fazer outra coisa para poder concluir a atualização??

    me ajudem por favor

    ResponderEliminar
  14. Bom dia,
    procurei e não encontrei... como faço para deixar o idioma em português, só tenho as opções, inglês, japonês.
    obrigado

    ResponderEliminar
  15. Bom dia, após atualizar meu garmin para a versão mais recente ele não reconhece mais a cinta, fiz o procedimento mais ele continua com a versão 3.2 e sem reconhecer a cinta, onde posso ter errado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi