Android o que é e como começou | Blog do Zipi






Android é um sistema operacional para smartphones e software baseado em plataforma Linux criado pelo Google.







A versão beta do sistema operacional Android foi lançado em 5 de Novembro de 2007 O primeiro SDK foi lançado uma semana depois, no dia 12 de novembro de 2007



Android 1.0

Android 1.0 foi a primeira versão do sistema operacional disponível no mercado. Ficou disponível no dispositivo - T-Mobile G1 (lançado em outubro de 2008, nos EUA e Reino Unido), juntamente com o código fonte do Android.



Android 1.1

Android 1.1 foi lançado a 9 de fevereiro de 2009, coincidindo com o anúncio da HTC com o seu modelo Dream, um "gêmeo" do G1 da T-Mobile.



Android 1.5 Cupcake

Android 1.5 Cupcake foi lançado em 30 de Abril de 2009.
Foi a primeira grande revisão Android e também foi a primeira versão do Android a ter um nome de uma sobremesa, uma tradição que tem sido mantida vivo desde então.

Nesta versão foi  introduzido o software de teclado na tela para Android e permitiu a produção de dispositivos com teclados  QWERTY, como o HTC Magic (anunciado fevereiro 2009). A partir desta versão também ficou disponível a opção de poder gravar videos com este sistema operacional.

Foi também adicionado suporte para teclados de software de terceiros, widgets de terceiros, Bluetooth estéreo, copie e cole no navegador web, a tela de auto-rotação, e uma opção para fazer upload de mídia para o YouTube e Picasa.



Android 1.6 Donut


Lançado em 15 de Setembro de 2009 foi acrescentado o text-to-speech, atualizado o Android Market, adicionado as screenshots, e introduzido o suporte para telas WVGA. A câmera tornou-se mais rápida, e a galeria, câmera e filmadora ficaram profundamente integradas.


Android Eclair 2.x


Lançado em 26 de Outubro de 2009 foi  introduzido várias contas de sincronização, suporte de e-mail Microsoft Exchange, Bluetooth 2.1, recurso de contato rápido, mostrando um pop-up para chamadas, SMS e e-mail, direto do avatar do contato. A câmera recebeu novos recursos, como suporte a flash, zoom digital, modo de cena, balanço de branco, efeitos de cor e macro foco. A interface do usuário do navegador web foi atualizada e alguns novos recursos foram adicionados, como um duplo toque para ampliar.

Papéis de parede animados foram introduzidas pela primeira vez com o Eclair. A interface do usuário foi redesenhada, houve várias melhorias de desempenho e recebemos o apoio para mais tamanhos de tela e resoluções.

Google Maps Navigation também foi introduzido junto com Android 2.0 Eclair.

Android 2.1 foi uma versão posterior, apelidado também de Eclair, mas apenas com algumas correções. Este tipo de atualizações menores entre grandes lançamentos se tornaram comuns em versões futuras.

Com o Android 2.1 Eclair a Google introduziu pela primeira vez no mercado a famosa linha Nexus. Fabricado pela HTC, mas vendido diretamente pelo Google, o Google Nexus One foi lançado em Janeiro de 2010 e em Maio de 2010, também se tornou o primeiro celular a ser atualizado para Android 2.2 Froyo.



Android Froyo 2.2.x



Lançado em 20 de Maio de 2010 o Froyo trouxe melhorias significativas de desempenho.
Acesso e aplicações de armazenamento tornaram-se mais rápidas, graças ao compilador JIT que foi acrescentado.
O navegador tem um aumento de velocidade também, cortesia do novo motor de JavaScript.


Notificações push também foram introduzidas, tethering USB e funcionalidade hotspot Wi-Fi, um Android Market atualizado com atualizações automáticas. O navegador pode usar campos de upload de arquivo incorporado. Pela primeira vez os usuários podem instalar oficialmente aplicativos para a memória externa. O suporte Adobe Flash era outra nova característica principal do navegador da web.




Revisões menores foram liberadas mais tarde como atualizações, como o Android 2.2.1, 2.2.2, 2.2.3 .



Android Gingerbread 2.3.x



Lançado em 6 de dezembro de 2010 esta versão Android ofereceu uma interface de usuário atualizada e ainda melhor otimização de desempenho.

Ele adicionou suporte nativo para SIP VoIP de telefonia via Internet, a melhoria da entrada de texto e precisão teclado, reforçada a funcionalidade do copiar / colar (seleção palavra por palavra), Near Field Communication (NFC), novos efeitos de áudio, como a virtualização de fone de ouvido e reforço de graves, novo gerenciador de downloads em todo o sistema, e suporte nativo para a câmera frontal.

Os desenvolvedores também receberam uma série de melhorias under-the-hood, dando-lhes acesso ao áudio, gráficos e suporte nativo a sensores adicionais, tais como giroscópios e barômetros.

Esta versão 2.3 Gingerbread foi elogiada,  principalmente por sua gestão de energia melhorada, que teve uma abordagem mais ativa para lidar com apps, mantendo o telefone com muito mais autonomia.

Em dezembro de 2012, Gingerbread ainda era a versão mais usada de Android no mundo.

Revisões menores foram liberados mais tarde, como o Android 2.3.1, 2.3.2, 2.3.4, 2.3.5, 2.3.6, 2.3.7 .

Entre as atualizações mais importantes:
Android 2.3.4 Gingerbread (Abril de 2011) introduziu o suporte para voz ou vídeo chat via Google Talk. Android 2.3.5 Gingerbread (julho de 2011) introduziu uma melhor aplicação Gmail, melhorias de câmera, e um ainda melhor eficiência da bateria.

A Google continuou com a sua linha Nexus, com o lançamento do Samsung Google Nexus S (Dezembro de 2010), que foi o primeiro telefone lançado publicamente com Android 2.3 Gingerbread, e também o primeiro celular a suportar NFC, tanto a nível de hardware e software.



Android Honeycomb 3.x


Lançado em 22 de Fevereiro de 2011 foi uma versão dedicada somente para tablets Android e estava disponível simultaneamente com Android Gingerbread para telefones.

Android Honeycomb introduziu uma nova interface de usuário all-touch, que não dependia de quaisquer botões de navegação físicas. Infelizmente, ele foi atormentado por problemas de desempenho ao longo de sua vida útil.


Além das diferenças visuais, Honeycomb foi o primeiro a apresentar aceleração de hardware nativo e suporte para processadores multi-core. Honeycomb oferecia suporte para chamadas de vídeo através do Google Talk.

Mais tarde Honeycomb foi atualizado para o Android 3.1 e 3.2
Gingerbread e Honeycomb acabaram sendo substituídos pelo Android 4.0 Ice Cream Sandwich.
Android 3.1 adicionou suporte para acessórios USB, como teclados externos e dispositivos apontadores, joysticks e gamepads. Android 3.2 trouxe melhorias no desempenho através de otimizações para uma ampla gama de dispositivos.



4.0.x Android Ice Cream Sandwich


Lançado em 19 de outubro de 2011.

Android ICS foi lançado junto com o Google Galaxy Nexus  (novembro de 2011) - o próximo sucessor na linha Nexus.

Android Ice Cream Sandwich ou ICS, como é mais conhecido, integrou os telefones e tablets Android em uma única edição, com uma interface comum, onde mais uma vez não contava com botões de navegação físicas.


Uma das mudanças mais importantes na interface do usuário foi que os Widgets agora mudaram-se para um separador próprio no menu principal. Inúmeras outras mudanças foram introduzidas também, como um novo tipo de letra em todo o UI , a capacidade de lançar aplicativos da lockscreen, suporte para voz em tempo real ao texto ditado, Face Unlock, navegador Google Chrome pré instalado com abas e sincronização de marcadores, com câmera de lapso de tempo e panorama e um editor de fotos integrado, análise de uso de dados, e novo calendário e e-mail apps. Os gráficos e as animações da interface do usuário tem aceleração de hardware e funcionalidade Wi-Fi Direct estava agora suportado nativamente.

Revisões menores foram liberados mais tarde como atualizações, como o Android 4.0.1 e 4.0.2.

Em dezembro de 2011 Android 4.0.3 foi lançado, fixando a maioria dos erros que estavam "manchando" as versões anteriores, mais a adição de estabilização de vídeo melhorada.

4.0.4 Android é uma outra pequena atualização, o que aumentou ainda mais o desempenho do sistema operacional.

Outras revisões menores foram liberados mais tarde como atualizações que vão desde Android 4.0.4 para 4.0.5 e 4.0.6.



Android 4.x Jelly Bean


Android 4.1 Jelly Bean SDK foi lançado em 9 de julho de 2012 A nova versão 4.2 foi lançado mais tarde sob o mesmo apelido Jelly Bean.

Android 4.1 Jelly Bean tem um foco no desempenho, com o objetivo de se livrar das famosas "travadas" através da introdução de Vsync (Sincronização Vertical) do momento da saída de quadros e taxa de atualização da tela. Além disso, Jelly Bean acrescenta buffer triplo em gráficos.

Em vez de um smartphone, o Google escolheu para apresentação um tablet juntamente com o seu Android 4.1 versão Jelly Bean - o Google Nexus 7 (julho de 2012).


Além do desempenho, há outras características interessantes, tais como, o reconhecimento de voz off-line, as notificações expansíveis, saída de áudio USB e HDMI saída de áudio multicanal, a criptografia App e atualizações inteligentes de aplicativos. A fonte Robot também foi atualizada, os widgets são agora dinamicamente redimensionável.
Google agora também é um negócio muito grande - ele processa vários dados sobre a sua localização, hora do dia, a sua agenda, etc - e mostra-lhe um maço de cartões de informação, que considera importante para você no contexto atual. Ele também suporta uma avançada função de pesquisa de voz.

Pequenas revisões de 4.1 Jelly bean foram liberados mais tarde como atualizações, como o Android 4.1.1 e 4.1.2.

O Android 4.2 foi lançado adicionado várias contas de usuário, atalhos nativos, configurações corretas no painel de notificações, o modo de câmera Photo Sphere, o gesto de digitação, streaming de tela sem fio (sobre o protocolo Miracast), a dinâmica screensaver "Daydream", widgets na lockscreen e a estabilidade bastante melhorada.

Uma pequena revisão do Android 4.2 foi posteriormente lançado como uma atualização - Android 4.2.1.adicionando suporte nativo para gamepads Bluetooth e joysticks.

O lançamento do Android 4.2 foi apoiado com o anúncio de um quarto smartphone Nexus - o LG Google Nexus 4 (novembro de 2012).
O Google também lançou um tablet de 10 polegadas - a Samsung fez o Google Nexus 10.


2014 chega o novíssimo e potente LG Nexus 5 com o Android 4.4 KitKat



A próxima versão do Android ainda está para ser anunciada, mas rumores contam que ele seria chamado de "Key Lime Pie".
José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi