Como planear sua viagem de avião com cão ou gato | Blog do Zipi




Está pensando em fazer aquela viagem a muito tempo planeada?
Vai trabalhar para outro pais?
Mas...Você quer levar o seu amiguinho de estimação, e por nada desse mundo você quer deixar ou abandonar seu cachorrinho ou seu gatinho.

Muita atenção nessa hora:





Não é simples despachar um animal no avião e existem vários riscos! Fique atento ao seu pet: veja as restrições das companhias aéreas em relação ao transporte de animais. Cães e gatos de pequeno porte podem ser transportados na cabine dentro da caixa de transporte, mas cuidado com extravios, perdas e fugas!

Pela minha experiencia própria vou deixar aqui meu relato das duas vezes que levamos a nossa gatinha Inês viajando de avião.

Tudo começa em 2010 quando decidimos aceitar uma proposta de trabalho no Brasil.
Por sorte recebemos essa proposta com um bom tempo de antecedência, e por mais sorte ainda
tomamos a iniciativa de tentar "perceber" como funciona todo o processo, pois uma simples carteira de vacinação não chega e um processo mal feito pode virar um pesadelo.

Primeiro passo: Tirar uns minutos com sua medica veterinária pois ela vai saber o que é necessário.
Ela irá começar com o processo obrigatório da primeira vacinação anti rábica (Raiva), implantação do Micro Chip,e pedido de emissão de passaporte para cães e gatos
e só depois ela vai indicar a data para recolha de sangue para posterior exame de sangue que irá detectar anticorpos da raiva.

Só depois deste exame e caso seja negativo você recebe "autorização" para poder viajar com seu amiguinho de quatro patas. Mas vamos com calma porque ainda não terminou...
Alem desse exame você terá que ter a carteira de vacina sem qualquer erro ou rasurada, as etiquetas das vacinas terão que estar todas mencionadas nessa carteira seja a anti rábica seja as de outras doenças.
Com isto tudo pronto você deverá combinar com sua medica veterinária a emissão de um certificado de viagem internacional obedecendo as regras exigidas para o pais a visitar.

Certifique-se que todos os documentos deverão ser originais e aconselho a ter esse documentos também em copias mas sempre autenticadas por exemplo pelo consulado
do pais a visitar. Por exemplo levei o exame de sorologia de Portugal mas antes de sair do pais dirigi-me ao consulado do Brasil no Porto para autenticar essas copias.
Nenhum documento que seja copia será aceite sem autenticação e você irá ganhar uma dor de cabeça com essa falha gravíssima.

Esse certificado de viagem internacional ou CZI no Brasil será emitido pelo Ministério da Agricultura no meu caso em 2010 em Portugal (Matosinhos) e em 2015 no Brasil (São Paulo).
Esse certificado será por exemplo um "visto" que irá autorizar a entrada do seu amiguinho tanto no pais de origem como no pais a ser visitado.

Seguidamente programar para fazer exames de sangue, pois esse é o que mais demora (90 dias). Então leve em atenção: 90 dias são somente para o primeiro exame.
Sem esse exame você não consegue levar seu cachorro ou gato para lugar nenhum e escusa de insistir...Regras são regras e cada pais tem as suas.

Como já tínhamos o primeiro exame de sangue efetuado em 2010, esse documento nunca perdeu validade. Ao contactar o Ministério da Agricultura para saber mais detalhes e preparar esta ultima viagem a primeira coisa que nos pediram foi este exame mas atenção: Eles aceitaram este exame efetuado em 2010 porque a carteira de vacinação estava com as vacinas escrupulosamente em dia.

Mas porque em dia seu eu dei as vacinas todos os anos como exigido? 

Porque todas as pessoas pensam que as vacinas serão administradas todos os anos e pronto está tudo ok. Mas infelizmente não funciona assim e explico porque. A primeira vacina na nossa gatinha foi em 01 de Março de 2010. Todos os anos seguintes por sorte demos a vacina sempre a 1 de Março ou em dias anteriores, Se a vacina fosse administrada na gatinha a 2 de Março ai o documento com o exame de sangue perdia a sua validade e teria que ser feito um novo exame e mais 90 dias a espera. Resumo: Para que esse documento seja valido para toda a vida do seu Pet as vacinas terão que ser administradas na data igual ou antes um dia ou dois da data da primeira vacina anti rábica.

Mas para garantir que todo iria funcionar a 100% e por conselho do ministério da agricultura decidi contactar uma empresa em S.Paulo que se dedica unica e exclusivamente a tratar destes casos e prepara toda a documentação e logística do seu pet. Essa empresa chama-se Point Cargo e foi crucial para a nossa viagem. Eles trataram de tudo a tempo e horas e com a garantia que o seu animalzinho iria acompanhar você sem qualquer tipo de problema ou até deportação. E lembre-se que uma viagem intercontinental para um bichinho é um stress enorme.

Posso desde já garantir que essa empresa é 100% confiável pois eu mesmo utilizei seus serviços. Podem consultar a pagina deles no Facebook e ainda a sua pagina online.

Minha viagem estava marcada para um Domingo e o Sr. André veio ao nosso encontro no Aeroporto de Guarulhos para nos entregar os documentos pessoalmente e acompanhar o check in da gatinha Inês caso houvesse algum "stress" mas felizmente tudo correu certo e a gatinha foi autorizada a embarcar sem qualquer restrição.

Havia um pequeno receio de á chegada ao Porto houvesse algum stress com a entidade que regula a entrada de animais, mas pelo que eu vi e pelo que entendi todo esse processo é feito a saída do pais e pela operadora aérea pois foram muito rigorosos na controle do animal e na conferencia de todos os documentos que eram exigidos para a viagem.

E assim embarcamos com destino ao Porto mais descansados e aliviados pois foram algumas semanas de ansiedade mas tudo deu certo.




Um especial agradecimento ao Petshop AgroParada em Rio do Sul, á nossa medica veterinária que tratou da nossa Inês Doutora Tila Farias e deixou tudo certinho com vacinas em dia, passaporte em dia e a Point Cargo em especial ao Sr. André pelo apoio e condução de todo o processo, á operadora aérea Ibéria pela excelente viagem e pelo carinho demonstrado no transporte da Inês.



Por fim, se você tem viagem marcada para um sábado, domingo ou feriado trate de tudo com antecedência pois nesses dias o Ministério da Agricultura localizado no Aeroporto de Guarulhos não está aberto conforme aparece em alguns sites na net. Eu mesmo me desloquei aos escritórios nesse espaço e confirmei que estão encerrados nesses dias






Alguma duvida podem deixar sua questão nos comentários que tentarei ajudar no que for possível.

José Carlos
Equipe Blog do Zipi

Comentários

  1. Agradecemos pela confiança e oportunidade de participar da viagem da Inês retornando para sua casa natal. Grande Abraço. Estamos sempre a disposição. André Tito - Point Cargo Logística

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como cancelar caixa postal da Claro, Oi, TIM e Vivo | Blog do Zipi