GPS Garmin Edge 500 para bicicleta Parte 1 | Blog do Zipi



Além do mundo tecnológico, sou um amante do desporto, especialmente do BTT e ciclismo. Mas até na bicicleta, é importante que a tecnologia nos auxilie, dando-nos informações constantes sobre os percursos, sobre o nosso desempenho e também sobre o nosso estado físico (ex. ritmo cardíaco).




No sábado passado tive a agradável surpresa da minha esposa me oferecer um fabuloso Garmin Edge 500 ( com a indicação dos amigos da Bicicleteria Canta Galo) que permite monitorar todos os parâmetros de um bttista/ciclista. Não demorei muito (quase nem dormi...) para colocá-lo à prova e hoje começo uma apresentação das principais funcionalidades do GPS Garmin Edge 500.

Como primeiras impressões posso desde já adiantar que, apesar de não ser o equipamento top de linha da Garmin, este oferece um conjunto de informações muito interessantes ao bttista/ciclista.
O aerodinâmico Edge 500 permite monitorizar a velocidade, distância, temperatura, elevação, entre outros parâmetros. Além disso, o equipamento que recebi foi o bundle completo que inclui também um monitor de ritmo cardíaco premium e um sensor de velocidade/cadência GSC 10, ambos sem fios.

O que traz o bundle EDGE 500?
Edge 500
Sensor de ritmo cardíaco e sensor de cadência/velocidade
Suportes para guidão ou mesa do guidão
Carregador CA
Cabo USB
Manual do utilizador em CD
Manual de início rápido (em papel)

Especificações
Dimensões da unidade, LxAxP:1,9″x2,7″x0,85″(48×6,9×2,2 cm)
Tamanho da tela LxA: 1,17″ x 1,44″ (3,0 x 3,7 cm)
Resolução da tela, LxA: 128 x 160 píxeis
Tela Touch: Não
Peso: 56,7 g
Bateria: bateria de iões de lítio recarregável
Vida útil da bateria: até 18 horas
À prova de água: sim (IPX7)
Com tecnologia GPS: sim
Receptor de alta sensibilidade: Sim

Feita a apresentação do equipamento, vamos partir para a minha primeira análise não muito completa até porque fiz uma pedalada bem curta mas á medida que vou "conhecendo" o meu novo Gadget vou atualizando a matéria.

O Edge tem um peso de 56grs não sendo muito grande e é de instalação muito fácil visto ter 2 suportes muito fáceis de instalar e pode-se ter 2 bikes, em que cada suporte está numa delas, depois é só trocar duma para a outra. Permite ainda no menu "dar" o nome até 3 bikes e usa-lo com dados independentes para cada uma delas.

O Edge tem o modo de parar automático (Auto Stop) que funciona muito bem, mas numa subida bem acentuada e se a recepção dos satélites for fraca o Edge interpreta isso como uma paragem, quando não é.

Inclinação máxima: No Edge, não marca o valor máximo, mas depois é possível ver no computador essa situação.

Este é um dos menus que personalizei. Dá para personalizar até 5 menus com um máximo de 8 informações por página, o que perfaz 40 informações diferentes!

As informações que estão em branco devem-se a ter a cinta do batimento cardíaco desligada no momento das fotos.


Isto é o resumo da volta...

Depois ainda temos um programa informático onde descarregamos a informação toda onde se encontra tudo o que queremos. Muito completo. A vantagem da compra deste Bundle é que vem todos os sensores juntos o que nos permite sincronizar e obter todos os resultados em uma só pagina totalmente personalizada por nós, no nosso computador ( Sobre esse programa vou falar dele na proxima matéria).

Outra coisa que acabei descobrindo é que pode sincronizar todas as atividades com o Strava ( sou muito fã  do Strava então fiquei muito contente com esta opção). Basta acessar a sua conta do Strava em http://www.strava.com/upload/garmin , instalar no seu pc o Plugin e depois de instalado selecionar a opção Upload Activity

Não aparece o mapa como nos verdadeiros GPS, o que aparece é o desenho do track que vamos seguindo. Os mapas aparecem depois no PC

No Garmin é tudo personalizável, pode colocar 8 informações diferentes na mesma página. Ou pode por uma informação por página, o que voce quiser. Até 5 páginas.

Por hoje vou ficar por aqui nesta pequena análise ao Edge 500 mas prometo que "voltarei" com mais informação sobre o mesmo e o que podemos explorar deste Gadget


Caso tenham alguma sugestão ou questão deixem em comentário.

Agradecimentos:
-Minha esposa pelo presente kkkk ;-)
-Bicicleteria Canta Galo "Quem tem uma bike, saude e amigos ( e um Edge 500) não precisa de muito mais para ser feliz.


José Carlos
Equipe Blog do Zipi

3 comentários:

  1. Parabéns pela postagem. E com certeza estes aparelhos tornam as atividades muito mais atrativas e nos incentivam cada vez mais a nos superarmos. Parabéns!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Sr. Fernandes
      Boas pedaladas

      Eliminar
  2. Lembrando que a principal função do aparelho, e te auxiliar nos treinos, e não apenas para visualização. A grande maioria das pessoas não sabem extrair os recursos que o aparelho disponibiliza, por exemplo: o Planificador de Exercícios, que para mim é a função mais importante do aparelho, eu pessoalmente, só adquiri este modelo por possuir esta função.

    ResponderEliminar

Indol-3-Carbinol e crucíferas na prevenção do cancro | Blog do Zipi

Antes da publicação do genoma humano, acreditava-se que a genética comandava a biologia humana, acreditava-se que estávamos indefesos e p...

Postagens por data